segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ode à Mariana Aydar....





Num dia desses de chuva, em que a gente não tem quase nada para fazer, eu ouvi o Cd "Peixes, Pássaros, Pessoas", da paulistana Mariana Aydar. Eu já a conhecia desde “Kavita 1”, principalmente pela linda canção divida com Leci Bandão, e já apreciava demais a sonoridade de sua voz, mas, ao ouvir esse segundo trabalho, eu, realmente, fiquei impressionado. Mariana Aydar – seja pela firmeza de sua voz ou o vínculo, cada vez mais forte, com o samba – chama muito minha atenção, garantindo, precocemente (é o segundo trabalho dela gente!), em minha opinião, um lugar de destaque na minha lista de 10+.
A ode é uma composição poética que surgiu na Grécia e, resumidamente, significa "canto". Para mim, ainda encantado pela beleza estética dessa obra, não há outra palavra que me venha à mente, senão: Ode, ode, ode, ode...
Aydar é “Ode”, porque é talentosa, é inovação. Ode ainda porque é musical, pura personalidade. Ode, enfim, porque Mariana é CANTO. Sua voz ultrapassa os limites corpóreos e, transcendentalmente, atinge variados canais de pensamentos e emoções que dificilmente outras cantoras conseguem, fazendo com que a etimologia dessa palavra - canto - possa ser resgatada.
Na música, cantor ou vocalista é aquele que usa a sua voz como seu instrumento musical. Para ser arte, o canto precisa, além de boa extensão vocal ou produzir lindas notas, “significar” além do real e isso ela consegue a todo o momento. Caetano Veloso, ao comentar sobre esse mesmo disco, ousa e nos diz: “(...) é um disco para marcar e afirmar um momento de vida”. Voar é uma dádiva para poucos cantores. Fazer o som arder na ventania das notas que compõem uma canção é uma atividade que exige certo balanço, swingue. Mariana marca um momento, concordo com Caetano, e vou além: Ela marca um momento na MPB, uma vez que aproveita seu momento de vôo e, com ele, gesticula uma centígrada destreza para arder.
É ousada na forma de cantar, arde como se quisesse sair do chão, do comum. Diferente dos homens e dos peixes, como na canção que dá título a esse trabalho, Mariana quer ser pássaro para poder voar e atingir, desta maneira, sua condição de estrela, fazendo com que seu canto seja capaz de deslizar entre as nuvens, sem a pressa evasiva da corrida que afoga, hoje em dia, excelentes cantores, fazendo-os calar e ficar emudecidos no tempo, mas, ao contrário disso, com a simplicidade que marca sua trajetória, Aydar nos faz crer que seu trabalho miscigenado, ao estilo de nossa terra brasilis, que nos possibilita descobrir, além do samba canção, o fundo eletrônico, m popular, o samba enredo, a sonoridade nordestina, é apenas uma forma muito competente de “florir” a mpb!!!!!

1. Florindo
2. Beleza
3. Aqui Em Casa
4. Pras Bandas De Lá
5. Manhã Azul
6. Tá?
7. Peixes
8. Nada Disso É Pra Você
9. Poderoso Rei
10. O Samba Me Persegue
11. Teu Amor É Falso
12. Tudo Que Eu Trago No Bolso

5 comentários:

  1. Mariana Aydar e uma supresa para música popular brasileira. Com seu repertório apurado, com letras próprias e uma identidade fantastica, está conseguindo seu espaço merecido.
    Fico muito feliz em saber que o mercado musical esta dando espaço para essas cantoras maravilhosas entrarem em nossas casa e nos encher de boa musica e alegria.

    ResponderExcluir
  2. Não conheço a música dessa bela moça, mas seu texto despertou em mim uma vontade grande de ouví-la. Você escreve de uma forma incrível e com certeza hoje ainda irei escutar esse CD. Tenho curtido muito a Maria Gadú, depois até gostaria de saber o que você acha dela, quem sabe não renda um post aqui? Bom, é isso...um forte abraço rapaz!

    ResponderExcluir
  3. Me rendi: mais do que ler um texto que narra uma carreira desconhecida, de um cantora que a única referência (Cidade do Samba) não me agradava...
    Resolvi por tentar conheçer...
    E hoje por mais que eu queria explicar, "por mais que eu tente são só palavras"...
    Diego, que você mantenha un diálogo com a gente (seus leitores) aqui nesse blog!!!
    Demorei a ler, pelo tema, assumo!!!
    Rs...
    Mas suas palavras encantadoramente nos convencem a tentar!!!
    Obrigado por tudo!!!

    ResponderExcluir
  4. Ahh....que lindas palavras!

    Raro ler um texto de admiração e reconheçimento tão verdadeiro como este!
    Concordo que ela veio para "florir" a mpb. E como precisamos de flores, tais comoa quelas que cantaram o "clube". Na mesma levada de Mariana temos algumas outras pérolas fantásticmante descobertas para encantar!!!
    Bom de mais saber que não estamos sós na admiração do outro!

    Bjuuuu!

    ResponderExcluir
  5. falei sobre o show da gadú no rival...

    ResponderExcluir